top of page
ORIGEM DO KARATE-DO

Atribui-se a origem das artes marciais, de forma geral, à Índia e, posteriormente, à China. Segundo Büll (1988), a prática de lutas teve início na antiga Índia aproximadamenteno ano 5000 a.C., com o surgimento da prática corporal e intelectual denominada Vajramushti. Através dela se desenvolviam técnicas de combate, práticas de meditação e estudos de literatura, objetivando o desenvolvimento físico, espiritual e a defesa pessoal. Era, inclusive, “ensinada juntamente com as técnicas de meditação [...]” (BÜLL, 1988, p. 23) pelo Buda Sakyamuni como forma de passar a vivência dos preceitos budistas a seus discípulos.

 

Milhares de anos mais tarde, tais práticas seriam introduzidas na China, mais precisamente no mosteiro Shaolin em meados do século VI D.C., pelo monge indiano Ta MoLao Tse, o Bodhi Dharma9, (REID & CROUCHER, 2004). Conta-se que eram ensinadas apenas aos alunos que pudessem verdadeiramente entender seu significado, de forma que o conhecimento não caísse em mãos erradas. Essa prática de luta ficou conhecida, então,como o estilo Shaolin de Kenpō e se difundiu por toda a China, para mais tarde atravessar ooceano e influenciar no surgimento e evolução de outras formas de combate (BÜLL, 1988).Todavia, o processo de construção do Karate-Do é muito mais específico, sendo que tal aspecto pode ter influenciado na formação e evolução de seus valores.

 

A origem do Karate-Do se constitui em um grande processo multicultural, confundindo-se muitas vezes com lendas e ditos populares que circulam entre seus praticantes, como apontam os estudos de Frosi e Mazo (2011). Como exemplo, algumas dessas estórias nos contam que as técnicas de Karate-Do teriam sido inspiradas emmovimentos de animais, outra que os praticantes treinavam nos porões de suas casas e, porisso, seus movimentos são executados com o centro de gravidade corporal mais próximo do chão, entre muitas outras. Há até mesmo uma corrente que indica o Karate-Dō como prática originada nas técnicas de Jūjutsu, o que não é corroborado pelas fontes históricas conforme nos mostra o estudo de Tan (2004).

 

O Karate-Do possui sua origem em Okinawa, principal ilha da Prefeitura deOkinawa, atualmente constituinte do governo japonês. Tal prefeitura é composta por trêsarquipélagos: Ilhas Yaeyama, formadas fundamentalmente por três ilhas, Yonagune,Irimote e Ishigaki; Ilhas Miyako, sendo apenas uma das ilhas de nome igual, a mais significativa; e as Ilhas Okinawa, sendo as ilhas mais importantes Kume, Okinawa e Ie.Existem ainda outras ilhas que poderiam ser referidas, mas se tratam de locais inabitados esem registro de práticas humanas relevantes para esse estudo.

 

Okinawa era um reino independente e vassalo da China, o Reino de Ryukyu, em meados do século XIV, período em que surgia o Karate-Do (NAKAZATO et al., 2005). Tal reinofoi fundado em 1429 por Sho Hashi, membro de um dos clãs de Okinawa. Sua capital foi estabelecida em Shuri e seguia basicamente o modelo imperial chinês, com a sociedade dividida em diversas castas sociais: nobreza, clero, militares, comerciantes e camponeses(RATTI & WESTBROOK, 2006; FUNAKOSHI, 1999; YAMASHIRO, 1993).

 

Como ocorreu nos inúmeros feudos na história humana, os Heimin (termo usadopara referenciar os camponeses) se encontravam em uma posição social desprivilegiada. Era comum que tivessem de ofertar a quase totalidade de sua colheita para pagar os tributos exigidos pela nobreza, o que lhes infringia sofrimento através da fome. E, caso nãoatingissem a cota necessária para o pagamento, sofreriam punição indicada pelo governo para inadimplência, o que se configurava em ter suas moradias incendiadas e suas famílias assassinadas. Além disso, era comum que os Heimin perdessem suas colheitas devido aos efeitos do clima, o que não fazia diferença do ponto de vista de seus credores, e acabavam por pagar com quase todo o produto da colheita aos tributos reais exigidos pela aristocracia (RATTI & WESTBROOK, 2006).

 

Eram os Peichin, a classe militar guerreira de Okinawa, os responsáveis pela cobrança desses impostos e, em caso de não pagamento, a aplicação de punição legal,dentre outras funções. Eles oprimiam de forma impiedosa os camponeses, não oferecendo alternativas para o pagamento da dívida e abusando das propriedades e famílias, pois osHeimin não possuíam direitos perante castas ”superiores” (SHINZATO & BUENO, 2007). Devido a tal quadro de opressão, os Heimin acabaram criando formas de se exercitar paracombater os Peichin.

 

Assim, surgiu o que veio a ser denominado como Te (ou Ti, na pronúncia nativa deOkinawa): um método de combate que se utilizava basicamente de técnicas rudimentares,como agarramentos, empurrões e ataques com as mãos e os pés, além do uso de diversas ferramentas rurais como foices, enxadas, ancinhos e batedores de arroz (SHINZATO &BUENO, 2007; MCCARTHY, 1995). Com o tempo, a prática do Te acabou sendo apropriada pelos próprios Peichin, que a mesclaram com práticas de luta provenientes da China, dando origem ao Tōde (pronúncia de Okinawa – Karate, na pronúncia japonesa), que significava literalmente “Mãos Chinesas” (FUNAKOSHI, 1999; YAMASHIRO, 1993).

 

Mais tarde os próprios Peichin apropriaram-se do Te, desenvolvendo-o a partir da mescla com artes marciais chinesas, em especial o Quan Fa, em intercâmbios commarinheiros e militares provenientes dessa nação (FUNAKOSHI, 1999; YAMASHIRO, 1993).

Esses encontros ocorriam durante os Sapposhi, visitas diplomáticas que a China fazia para supervisionar seus reinos vassalos, as quais possuíam momentos de importantes trocas culturais (OKINAWA, 2009). A arte de combate original veio, então, a denominar-se Tode(em Uchināguchi ou Karate em japonês), que significava “Mãos Chinesas” (FUNAKOSHI,1999; YAMASHIRO, 1993). Após o período de revoltas, os guerreiros de Okinawa passaram a estudar o Tode, sendo eles, talvez, os principais responsáveis pelo desenvolvimento dessaarte marcial (SHINZATO & BUENO, 2007).

 

Em meados deste período, as províncias de Okinawa mais importantes na históriado Karate-Do foram Naha, Shuri e Tomari, que deram origens às formas presentes na época: Naha-Te, Shuri-Te e Tomari-Te, respectivamente. Estas se desenvolveram para formar os estilos Shōrin, que vem do Shàolín chinês e trabalha os aspectos mais externos efísicos da arte; e o estilo Shorei, originado de práticas chinesas internas (aspectos mentais,espirituais e vitais), tais como Xíng-yì-qúan, Bágùa, Nèi-gong e Tài-jí-qúan (NAKAZATO etal., 2005).

 

No início do século XX d.C, mais precisamente na década de 1920, Gichin Funakoshi,nativo de Okinawa e praticante de Tōde/Karate, realizou diversas visitas diplomáticas aoJapão para demonstrar a arte ao povo e ao próprio Imperador. Durante essas viagens,estabeleceu contato com outros mestres de artes marciais, como Jigoro Kano e Morihei Ueshiba, criadores do Jūdō e do Aikidō, respectivamente, os quais acabaram por influenciar sua visão sobre a forma como deveria trabalhar o Tōde/Karate em solo japonês. Por fim,Funakoshi introduziu a disciplina no Japão continental, alterando seu nome, seus objetivos esua metodologia de ensino, considerando também aspectos históricos e culturais da sociedade japonesa no período. O que era conhecido como Tōde/Karate [唐手], com osignificado “Mãos Chinesas”, teve sua forma de escrita alterada (trocou-se o primeiro kanji 唐 por 空) e passou a ser chamado de Karate-Dō [空手道] (STEVENS, 2005), ou seja,“Caminhos das Mãos Vazias” ou, como sugerido por Frosi (2012), “Caminho das Mãos do Vazio”.

Karate-Do Esportivo

 

Originalmente criado como uma forma de combate e sobrevivência, o Karate-Dōnão tinha a finalidade de ser uma prática esportiva. As sementes que possibilitaram a manifestação do Karate-Dō Esportivo foram plantadas pelos esforços dos mestres GichinFunakoshi (estilo Shōtōkan), Kenwa Mabuni (estilo Shitō-ryū), Chōjun Miyagi (estilo Gōjū-ryū)e Hironori Ōtsuka (estilo Wadō-ryū), que levaram essa arte marcial para o Japão e,posteriormente, seus alunos o difundiram pelo mundo. A primeira manifestação esportivade Karate-Dō foi algo muito significativo, conforme consta a seguir:

 

[ ... ] devido aos esforços dos entusiastas mais jovens, o PrimeiroCampeonato de Karate-Do de Todo Japão foi realizado em outubro de1957. Ele foi promovido pela Associação Japonesa de Karate e, no mês seguinte, a Federação de Estudantes de Karate de Todo o Japão promoveu um campeonato diante de milhares de pessoas. Além de serem eventos memoráveis, esses dois campeonatos despertaram um interesse maior ainda pela arte em todo o país. (NAKAYAMA, 2000a, p. 132)

 

Apesar do surgimento do Karate-Dō na forma de esporte em muitos aspectos,algumas escolas ainda preferem permanecer sem competições que visam à premiação.Outras acabaram por se filiar a federações esportivas, como a WKF ou a World Union of Karate-Dō Federations (WUKF). Inclusive, o Karate-Dō é uma modalidade esportiva reconhecida pelo COI, com mais de 10 milhões de praticantes federados, uma das maiores representatividades a nível mundial. Entretanto, esse número não representa nem a metade do valor real de praticantes no mundo, estimados em aproximadamente 50 milhões em todoglobo (CHAMBERS & DUFF, 2008). O Karate-Dō projeta-se como esporte de massa em muitos países, sendo candidato participante da última votação que elegeu novas modalidades a serem incluídas no programa dos Jogos Olímpicos e da próxima, para 2020(WKF, 2008; 2012).

 

Fonte: Monografia do Sr. Brandel José Pacheco Lopes Filho - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Curso de Educação Física (2013)

bottom of page