top of page

Reigi, a Etiqueta no Karate-Do

No Karate-Do a etiqueta (Reigi70, em japonês) é fundamental e é expressa através dediversos pequenos rituais durante a prática, mas que possuem grande significado. Essa conduta presente nas aulas remete a alguns ensinamentos dos antigos mestres, como os Nijūkun de Funakoshi (FUNAKOSHI & NAKASONE, 2005), debatidos em capítulo anterior. Através de tais práticas, executadas todos os dias no Dojo, o karateka incorporaria aeducação, o respeito e as boas maneiras.

 

Existem duas formas de saudação dentro dos Budo: o cumprimento em pé (Ritsurei) e o cumprimento sentado sobre os calcanhares (Zarei). Para executar o Ritsurei realiza-se uma flexão de coluna à frente de aproximadamente 30º, mantendo-a em ângulo reto e harmônico (movimento apenas com a base da coluna). Os olhos acompanham o movimento, para que o pescoço não se curve e prejudique essa harmonia. Membros inferiores e pésdevem permanecer unidos pelos calcanhares, mas com as pontas afastadas, na base Musubi Dachi (WESTBROOK & RATTI, 2006; BÜLL, 1988), conforme a figura abaixo.

 

Essa saudação é muito antiga, remetendo aos Bushi (guerreiros do Japão), que detinham poder de vida e morte sobre as classes sociais inferiores. Quando tais guerreiros passavam, os indivíduos de outras classes realizavam esse gesto respeitoso, que indicava seu domínio sobre a vida de outrem (ZWICK & CRUISE, 2003). O Ritsurei, portanto, remete à repressão dos guerreiros japoneses sobre as demais castas sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda saudação, Zarei, deve ser feita da seguinte forma: o budoka permanecede joelhos no chão, sentado sobre os calcanhares e realiza uma flexão de coluna nos moldes da descrita anteriormente (WESTBROOK & RATTI, 2006) (figura A). Quando o karateka senta para o Zarei, o pé esquerdo é levado atrás, colocando-se primeiro o joelho esquerdo no chão. Depois disso o joelho direito repousa no solo, e se senta sobre os calcanhares, com as pontas dos dedos hálux se tocando. Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mãos sobre ascoxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mãos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente. Para levantar, o joelho direito é erguido antes e no movimento de levantar é que o joelho esquerdo é erguido e o pé alinhado com o direito (FROSI, 2010).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No Karate-Do, assim como no Jūdō, Aikidō e demais Budō, para iniciar a aula érealizado um ritual de saudação. Os karateka organizam-se pela sala, em frente ao professor (conforme figura abaixo) e sentam-se ao ouvir o comando Seiza. Então, realizam três Zarei, ao som de três comandos na seguinte ordem:

(1) Shomen Ni Rei, saudação ao fundador ou à instituição;

(2) Sensei Ni Rei, saudação ao professor presente na sala;

(3) Otagai Ni Rei, realizada entre e aos colegas no ambiente (GROENEWOLD, 2002).

Essa ordem é específica do Karate-Do, variando levemente de acordo com o Budo em questão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sempre que se inicia um exercício, o professor comanda Yoi (preparar), momentono qual o karateka deve assumir a posição Shizentai. Ao finalizar os trabalhos, o professor exprime o comando Yame (parar), seguido de Yasume (descansar) ou Naore (realizar cumprimento e descansar), momento em que o aluno pode descontrair um pouco. No comando de parada (Yame), os alunos retomam a posição natural (Shizentai), e quando recebem a ordem para descansar, devem realizar um Ritsurei (cumprimento em pé) antes de relaxar (figura abaixo). Esse ritual de saudação é uma forma de agradecimento ao Sensei pelo conhecimento passado (GROENEWOLD, 2002).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando ocorrem exercícios em dupla, trio ou mais pessoas, os alunos devemcumprimentar uns aos outros, através de um Ritsurei (figura abaixo), tanto no início quanto o final. Isso faz conotação ao respeito que deve reinar entre os colegas, por se disporem a praticar juntos, sendo que a ausência deles inviabilizaria isso. (GROENEWOLD, 2002).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para entrar e sair da área do Dojo destinada ao treino (Shiaijo), os karateka devemsempre realizar um Ritsurei, entrando sempre com o pé direito primeiro e saindo com o pé esquerdo. Para transitar fora dessa área, o karateka deve utilizar chinelos (zori) ou algum outro calçado que evite sujar o local (WESTBROOK & RATTI, 2006; ROENEWOLD, 2002).

 

Em muitos locais os professores pedem aos alunos para realizar a mesma saudação ao entrar e sair do próprio Dojo. Tudo isso remete ao local de treino em si, outro lemento-chave, sem o qual não existira a prática.

 

 

 

 

 

 

 

(1) Compreender corretamente os objetivos das técnicas e pratica-lo sem vícios;

(2) Praticar sem gastar forças desnecessária;

(3) A melhor e maior velocidade se consegue caminhando a menor trajetória;

(4) Procurar gastar ou fazer explodir a sua força toda em um só instante em uma única vez (KIME);

(5) Evitar de se contrair antes do início do movimento;

(6) Esforçar-se ao máximo sempre que for treinar para evitar de criar maus vícios;

(7) Olhar sempre para o adversário (IMAGINÁRIO);

(8) Procurar sempre alcançar a melhor postura estabelecida;

(9) Procurar praticar sempre com a respiração correta;

(10) O movimento nunca deverá ser feito pensando-se em BRAÇOS ou PERNAS, pensar sempre no CORPO como um todo.

 

 

 

1- METSUKE (OLHAR) / MESEN Em condições normais, defronte ao adversário, deve-se fixar o olhar num dos olhos do oponente para enxergar desde o topo da cabeça até a ponta dos seus pés perfeitamente. Nos treinos normais, deve-se sempre manter o equilíbrio e exercitar o olhar sempre.

 

2- MAWAI (DISTÂNCIA) Diz-se MAWAI sobre a distância que separa do oponente, normalmente em avançado meio passo, se encontrara em condições de desferir um golpe. E considerado isso existe a distância curta e a distância longa.

 

3- KAMAE (POSIÇÃO DE GUARDA) Entre vários KAMAES, explicaremos CHUDAN NO KAMAE (KAMAE MÉDIO).Colocando-se perna esquerda à frente (MOTODASHI), o braço esquerdo com o antebraço apontando para o queixo do adversário e a mão levemente na altura do estômago, o cotovelo devera estar a um punho do corpo. O braço direito com o cotovelo flexionado em 90 de forma que estendendo-o atinja o estômago do oponente. O braço deverá estar colocado no corpo. Nesta posição a coluna deverá estar ereta (SHIZENTAI), olhar fixado a altura dos próprios olhos. O centro de gravidade deverá estar sob o seu eixo central. Nesta posição os joelhos deverão estar levemente flexionados para que os movimentos de deslocamento para qualquer sentido possa ser executado com facilidade.

 

4- MA (TIMING - Momento de ação) Capacidade de ação e reação no momento e tempo exato, tanto para ataque ou defesa. Executar qualquer ato fora deste espaço de tempo será executar o trabalho desnecessário.

 

5- TSUKURI (Técnica de atrair o adversário - ARMADILHA) Estratégia criada com a utilização das técnicas citadas anteriormente como: KAMAE , MAWAI , MA. Ou seja, criar situações favoráveis para o adversário de forma que possa tirar vantagem da mesma.

 

6- ZANSHIN (ESPÍRITO ALERTA) Condição ou capacidade de manter o espírito atento após o ataque ou defesa, criando com isso, para o adversário, nenhuma chance de ação ou reação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas para o treinamento das técnicas básicas (KIHON)

Dicas importantes e básicas na técnica de combate

bottom of page